RG News - Normas para publicação

NORMAS PARA PREPARAÇÃO DO SEU TEXTO

As normas a seguir são fornecidas para auxiliar na preparação dos trabalhos que serão  submetidos à Revista de Recursos Genéticos - RG News. Por favor, leia e siga as recomendações apresentadas antes de enviar o seu trabalho. O documento deverá ser enviado por e-mail para: revistargnews@recursosgeneticos.org juntamente com a ficha de submissão.

A não conformidade com as regras aqui apresentadas implicará na devolução do artigo para a devida correção e ressubmissão. Não esqueça de revisar seu texto e verificar a correção gramatical antes do envio.

INSTRUÇÕES DE FORMATAÇÃO

Os artigos/publicações deverão seguir os modelos na formatação padronizada para cada tipo de publicação. Em caso de textos que são transcritos de outro arquivo, não esquecer de fazer a correspondência com a formatação de destino, no local correspondente, para que seu texto fique exatamente como o modelo apresentado. 

A Revista tem três modelos de template, que dependem do tipo de publicação: I) Artigos científicos; II) Bancos de Germoplasma e III) Outras Publicações (Entrevistas, Divulgação Científica e Artigos de Opinião). Ao final da página disponibilizamos os três modelos para o download:

Modelo I - Template Artigo Científico

Modelo II - Template Artigo Banco Germoplasma

Modelo III - Template Outras publicações


TIPOS DE PUBLICAÇÃO

Podem ser enviados à Revista de Recursos Genéticos - RG News os seguintes tipos de trabalho:

Artigo Científico - Compreende trabalhos de cunho científico com uma temática inédita e original que apresente um relato sobre pesquisa desenvolvida e que vise a apresentação de resultados obtidos de forma sistematizada. Deve conter os itens obrigatórios de uma publicação científica (Ver Modelo I).

Artigo sobre Banco Germoplasma – Compreende trabalhos que relatem o histórico e as atividades de conservação, caracterização, uso e documentação de um Banco de Germoplasma (Ver Modelo II).

Artigo de Divulgação Científica – Compreende a divulgação de trabalhos científicos, com resultados comprovados, mas apresentados com linguagem mais acessível, permitindo a ampliação do público-alvo e auxiliando na popularização dos temas abordados. (Ver Modelo III).

Artigo de Opinião - Os artigos de opinião devem ser produzidos com base em evidências e resultados de pesquisa, porém permitem que o pesquisador/autor contribua com o seu ponto de vista em relação ao assunto.  Os artigos de opinião devem ser textos curtos e objetivos, cuja intenção seja encorajar uma discussão construtiva por parte da comunidade científica em recursos genéticos. São também submetidos à avaliação por revisores especialistas da área. (Ver Modelo III). Obs. Os artigos de opinião não devem possuir conteúdos políticos partidários ou que possam ofender ou constranger pessoas ou instituições. (Ver Modelo III)

Entrevista – Compreende perguntas e respostas entre um entrevistador e entrevistado sobre tema de pertinência para os recursos genéticos. IMPORTANTE: Para este tipo de contribuição é necessário entrar em contato antecipadamente com o Editor para informar detalhes sobre a entrevista que deseja realizar. E-mail contato: revistargnews@recursosgeneticos.org. ATENÇÃO: No caso de Entrevista o resumo/abstract deve se constituir no currículo resumido do entrevistado. (Ver Modelo III)

SUBMISSÃO

Somente serão aceitos trabalhos submetidos por meio de formulário próprio. O formulário preenchido deverá ser enviado em anexo juntamente com o artigo submetido para o e-mail da revista: revistargnews@recursosgeneticos.org

Baixe o Formulário de Submissão no final da página.

Ao submeter um texto todos os autores automaticamente concordam com a transferência e cessão de direitos autorais da publicação do mesmo, para a Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos.

É reservado o direito à revista de recusar trabalhos que não atendam os requisitos mínimos apresentados. Casos não contemplados nas especificações apresentadas serão analisados pelo Corpo Editorial da revista e pela Diretoria da SBRG.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

Os trabalhos submetidos à Revista de Recursos Genéticos - RG News passarão inicialmente por uma triagem preliminar com o objetivo de verificar a adequação do artigo às regras estabelecidas pela Revista de normatização e formatação exigidas, assim como a identificação da área temática. Após triagem inicial, os trabalhos são encaminhados pelo Editor Chefe ao Comitê Editorial de suas respectivas áreas temáticas que irão realizar a primeira avaliação, podendo rejeitar ou encaminhar para pareceristas especialistas em um processo de revisão por pares.

Os trabalhos são avaliados por, no mínimo, dois pareceristas convidados pelo Comitê Editorial e que possuam afinidade com a área temática do trabalho em avaliação.

Os pareceristas poderão apresentar: parecer favorável ou condicionado à reformulação do artigo, sugestões, recomendar correções para aprimoramento do texto ou rejeitar o trabalho avaliado. Nos casos de correção, o parecer deve indicar os trechos ou páginas que necessitam de alteração.

Aos pareceristas é dado o prazo de 30 dias corridos, a partir da data de entrega do artigo para revisão e para a apresentação do parecer. Este prazo poderá ser prorrogado a critério do Comitê Editorial, desde que não incida em atraso para a publicação da revista.

Os textos avaliados e que necessitam de alterações serão encaminhados aos respectivos autores para que providenciem as correções indicadas pelo parecerista. Os autores terão 30 dias para enviar o texto corrigido que será reencaminhado ao parecista que sugeriu a alteração e que terá 15 dias para retornar ao editor com o aceite final.

ISSN 2526-8074



Arquivos