Regional Nordeste - Animal


Apresentação

A Rede de Recursos Genéticos Animais do Nordeste (RGA Nordeste) foi criada durante a reunião para articulações de novas redes, ocorrida durante o V Congresso Brasileiro de Recursos Genéticos (V CBRG), realizado em 2018 na cidade de Fortaleza/CE.

Durante a reunião, Semíramis Ramalho, então vice-presidente da RGV-NE esclareceu sobre a importância de articulações regionais para o desenvolvimento de temas e colaborações na área. A princípio, a RGV-NE pensou em adicionar em seu escopo as atividades da área animal, mas a rede RGV-Nordeste tem uma articulação fortalecida e a abertura de foco para assunto tão diverso, afinal existe o reino vegetal e o reino animal, poderia expandir demais a Rede e enfraquecer a competência na área vegetal. Alexandre Floriani, na ocasião Presidente da SBRG, ressaltou a importância da RGV-NE, sua forte atuação e articulação em prol das pesquisas com recursos genéticos vegetais. Alexandre ressaltou ainda que a criação de Redes Regionais era uma estratégia apoiada pela SBRG, já que aproximava e fortalecia as atividades, constituindo a base da Sociedade.

A RGA-Nordeste foi então criada durante a reunião para articulações de novas redes, no dia 08 de novembro de 2018 e sua criação aprovada em assembleia geral da SBRG, no dia 09 de novembro de 2018, também realizada durante o V CBRG. Para sua primeira presidente, foi indicada a professora Débora Façanha, da UFERSA, Campus Mossoró-RN. Cabe a este primeiro mandato realizar a articulação da RGA-Nordeste, realizar o I Workshop da Rede o qual apontará as principais demandas científicas e tecnológicas para os RGA na região Nordeste. A professora Débora é atualmente Coordenadora do Laboratório de Fisiologia Adaptativa e Conservação de Recursos Genéticos da UFERSA e está implantando o Núcleo de Conservação de Ovinos da Raça Morada Nova Branca nesta instituição. Para Vice-Presidente a pesquisadora Adriana Mello de Araújo, curadora de caprinos do Meio-Norte, da Embrapa em Teresina-PI. Adriana é também professora convidada da UFPI onde atua na área de Recursos Genéticos. O Secretário Executivo será o Prof. José Ernandes Rufino, também da UFERSA, campus de Mossoró que Coordena o Laboratório de Genética e Melhoramento Animal.

A RGA-NE tem a missão de trabalhar em prol da pesquisa científica e inovação na conservação, uso sustentável e desenvolvimento dos recursos genéticos animais, voltada a congregação multiinstitucional e multidisciplinar, visando atender a sociedade brasileira. Outra missão da rede é fomentar a Formação de Recursos Humanos, em nível de graduação e de pós-graduação, contribuindo para a sistematização do ensino e da pesquisa nesta área. As próximas ações da Rede são constituir os pontos focais estaduais e realizar o I Workshop de Recursos Genéticos Animais do Nordeste.






Galeria de Imagens