Livros

Conservação e uso de recursos genéticos vegetais para a alimentação e a agricultura no Brasil - 2012 a 2019.

Autores:
Aluana Gonçalves de Abreu; Juliano Gomes Pádua; Rosa Lía Barbieri
Palavras-Chave:

Os recursos genéticos vegetais são a base para o desenvolvimento e para a sustentabilidade da agricultura brasileira. O aumento da produção e produtividade agrícola na última década permitiu a redução do preço dos alimentos para o consumidor, melhorando a saúde e a qualidade de vida da população, além da conquista de novos mercados, gerando superavits comerciais, o que contribui para o fortalecimento da economia brasileira. Todos esses avanços só foram possíveis graças ao uso dos recursos genéticos para desenvolver cultivares mais produtivas, resistentes a pragas e doenças e adaptadas a condições específicas de clima e ambiente.

Neste relatório são apresentados dados do período de 2012 a 2019, os quais mostram a importância dos recursos genéticos para o desenvolvimento científico, agrícola, econômico e social do Brasil. O relatório traça um panorama da situação dos recursos genéticos vegetais no País, o que fornecerá subsídios para a elaboração e execução de políticas públicas, na priorização de ações e metas para os próximos anos.

Para download gratuito da publicação acesse: Conservação e uso de recursos genéticos vegetais para a alimentação e a agricultura no Brasil - 2012 a 2019.