A Arca de Noé das Frutas Nativas Brasileiras

11/11/2021

O livro A Arca de Noé das Frutas Nativas Brasileiras é o produto final do projeto Bancos Ativos de Germoplasma de Fruteiras Nativas, coordenado pela Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE) e vinculado ao portfólio de Recursos Genéticos da Embrapa. A edição contou com o apoio da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos (SBRG) e da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGVNE).

O livro aborda sobretudo os bancos genéticos de fruteiras nativas mantidos pela Embrapa em diversas localidades do Brasil. A introdução trata das frutas nativas como um tesouro da biodiversidade brasileira. As seções abordam o uso popular das frutas nativas, uma tradição ameaçada; os bancos genéticos de fruteiras nativas propriamente ditos; ações de conservação in situ (nos seus ambientes naturais) de fruteiras nativas; e as cultivares geradas a partir dos bancos. O capítulo final fala sobre os desafios e o futuro dos bancos genéticos de fruteiras nativas.

Os editores técnicos são os pesquisadores Josué Francisco da Silva Júnior, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, Juliano Gomes Pádua, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF), e Fernanda Vidigal Duarte Souza, da Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), que atualmente ocupa o cargo de presidente da SBRG.

Os 22 capítulos contam com a participação de 32 pesquisadoras e pesquisadores de dez diferentes centros de pesquisa da Embrapa espalhados pelo Brasil.

Assina o prefácio o pesquisador Åsmund Asdal, coordenador do Svalbard Global Seed Vault, banco que também é uma Arca de Noé, localizado no arquipélago de Svalbard, na Noruega.

Um destaque é a ilustração da capa, criada pelo artista plástico pernambucano Jáder Cysneiros, que captou e traduziu com riqueza e beleza a ideia do tema. 
(Texto - Saulo Coelho - Embrapa Tabuleiros Costeiros)


Para download gratuito da publicação acesse: A Arca de Noé das Frutas Nativas Brasileiras (clique aqui)