III Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste

O III Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste foi realizado na cidade de Aracaju, de 08 a 11 de outubro de 2017.

Com o tema “Agrobiodiversidade: valor, conservação e uso”, a programação foi construída de forma participativa, tentando considerar o status do conhecimento e os trabalhos desenvolvidos pelas instituições no Nordeste do Brasil, alinhada às fragilidades e desafios da ação de conservação e a importância do fortalecimento do tema e dos trabalhos com os recursos genéticos na região.

A programação do III Simpósio da RGV-NE, abordou temas como conservação da biodiversidade agrícola e estratégias para conservação e desenvolvimento local sustentável; estratégias de inovação para acesso aos recursos genéticos para alimentação considerando, inclusive as plantas subutilizadas e os novos costumes alimentares.

O Simpósio contou com representantes de quase 60 instituições, pesquisadores, professores, definidores de políticas públicas, estudantes, técnicos, profissionais liberais, agricultores, comunidades tradicionais e representantes de organizações não governamentais, do Brasil e do exterior. Por meio destas instituições e pessoas, todos os Estados da Região Nordeste foram representados, assim como pelo menos um Estado das outras regiões do Brasil, além dos países Canadá, França, Espanha e Estados Unidos.

Com o objetivo de popularizar o tema junto à sociedade, o evento promoveu a realização do “Recursos Genéticos no Parque”, realizado no Parque da Sementeira. Também houve uma visita técnica a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Caju e aos bancos de germoplasma situados no campo experimental da Embrapa Tabuleiros Costeiros, em Itaporanga d’Ajuda, no estuário do Rio Vaza-Barris.

Com essas ações, o evento garantiu um espaço de discussão entre pesquisadores e cidadãos de forma a promover o avanço da ciência, em especial no contexto dos desafios do desenvolvimento sustentável.

Os 219 trabalhos aceitos para apresentação no evento foram publicados em uma edição especial da Revista RG News. Acesse: Anais III Simpósio da RGV-NE

Confira no perfil da Embrapa no Flickr as imagens do evento: Fotos III Simpósio da RGV-NE




Galeria de Imagens